Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora assinala Dia Internacional do Preservativo e Dia dos Namorados


O CAD de Évora assinalou no dia 13 de fevereiro o Dia Internacional do Preservativo e no dia 14 de fevereiro o dia dos Namorados, com diversas parcerias e iniciativas.
Através de uma parceria com a APF Alentejo foram distribuídos pelo CAD de Évora, no Dia Internacional do Preservativo, kits com preservativos masculinos e femininos, por alguns restaurantes e hotéis da cidade de Évora, que foram aliás bastante recetivos à iniciativa. Foi uma oportunidade para o CAD de Évora reforçar a importância da utilização do preservativo em todas as práticas sexuais e com todos os parceiros, como sendo o único meio eficaz de prevenção das infeções sexualmente transmissíveis, incluindo o VIH.
No Dia dos Namorados, durante a manhã, na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH de Évora organizou em parceria com o Projeto VIH/SIDA na UE uma ação de sensibilização. Focou-se a importância do Amor Seguro, baseado na utilização do preservativo como uma forma de amor - próprio e de amor pelos outros, permitindo melhorar a saúde sexual das pessoas, protegendo de infeções sexualmente transmissíveis, mais em particular do VIH.
Durante a tarde, e desta vez com a parceria do Projeto Namorar com Fair Play, do IPDJ de Évora, foi realizada na Escola Secundária Gabriel Pereira uma sessão de sensibilização na área temática da prevenção da violência no namoro, tendo sido estimulada a reflexão sobre esta realidade que atinge um número significativo de jovens, e com um profundo impacto em diferentes esferas das suas vidas.
Foi um espaço onde se proporcionou aos estudantes a oportunidade para o desenvolvimento de competências de assertividade e relacionamento interpessoal, bem como a partilha de experiências nesta área temática, tendo sido facultadas estratégias de resolução de conflitos nas relações amorosas, bem como medidas de apoio a pares que se encontrem em relações com contornos de violência.
Foram dois dias de atividades bastante diversificadas em termos de intervenções comunitárias, que visaram sobretudo a sensibilização para a promoção de comportamentos protetores da saúde e dotar a comunidade de conhecimentos, informações e competências que lhes permita ter autonomia na escolha e na gestão das suas relações.