Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora marca presença na Feira dAires 2018
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce para a Infeção VIH/SIDA de Évora (CAD)esteve no dia 21 de setembro na centenária Feira d´Aires, em Viana do Alentejo, com o apoio da Unidade Móvel CUIDA-TE, do IPDJ.

 
O CAD é um serviço da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. e integra uma rede de CAD's a nível nacional, rede esta que tem como principal objetivo possibilitar a toda a população a realização do Teste VIH integrado num processo de Aconselhamento Pré-Teste e Pós-Teste, de modo anónimo, confidencial e gratuito. 
Neste sentido, e contando com o apoio da autarquia de Viana do Alentejo e do IPDJ de Évora, o CAD de Évora deslocou os seus serviços, até à Feira d’Aires, e aproveitando esta oportunidade de cariz comunitário e cultural, com a respectiva visita de muitas pessoas aquela Feira, fez a distribuição de materiais de informação e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis e realizou, sobretudo junto dos jovens, algumas dinâmicas alusivas à prevenção de comportamentos sexuais de risco.

 
Fazendo-se acompanhar da música por parte da cabeça de cartaz desse dia - a Blaya -, o CAD de Évora conseguiu ter uma localização primordial junto das pessoas que quiserem assistir ao concerto, permitindo uma boa proximidade com o público na divulgação dos serviços prestados, localização e horários de funcionamento.
Esta iniciativa conseguiu o contacto directo com mais de uma centena de jovens, tendo-os  sensibilizado para a importância da utilização do preservativo em todas as relações sexuais, bem como para a realização do teste rápido da infeção pelo VIH, como formas de prevenir e parar a transmissão desta infeção.
Um balanço bastante positivo da intervenção realizada junto daquela comunidade ​