Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora marca presença na Feira de São Francisco de Redondo
No dia 3 de Outubro de 2015, em estreita articulação entre o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce para a Infeção pelo VIH/sida de Évora - CAD Évora e a Câmara Municipal de Redondo, a Unidade Móvel de Saúde esteve presente na “Feira de S. Francisco” em Redondo, com a colaboração da Psicóloga Florinda Recto (Unidade de Cuidados na Comunidade - UCC de Redondo). Esta iniciativa teve como objetivos:

 
i) Divulgar os serviços, espaços e os horários de atendimento;
ii) Promover e informar/sensibilizar face à infeção pelo VIH/sida junto da população;
iii) Dar conhecimento da realização do teste rápido VIH/sida;
iv) Promover e sensibilizar para adoção de comportamentos preventivos face à infeção pelo VIH/sida;
v) Promover a utilização do preservativo enquanto prática sexual segura;
vi)Distribuição de informação e outros materiais de prevenção (preservativos);
vii) Oferta da possibilidade da população de forma anónima, confidencial e gratuita, realizarem o teste rápido VIH, com Aconselhamento pré-teste e pró-teste, com recurso à Unidade Móvel de Saúde.
 
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce para a Infeção VIH/sida de Évora (CAD) é um serviço da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. e integra uma rede de CAD's a nível nacional, rede esta que tem como principal objetivo possibilitar a toda a população a realização do Teste VIH integrado num processo de Aconselhamento Pré-Teste e Pós-Teste, de modo anónimo, confidencial e gratuito. Pretende-se assim combater constrangimentos de ordem variada, estimulando o acesso universal à realização do Teste VIH e o consequente conhecimento do estado serológico por parte dos utentes.
 
Deste modo, o CAD Évora, tem realizado ao longo dos últimos anos todo um trabalho de parceria com outras instituições/entidades públicas e/ou privadas (IEFP, Associações de Jovens, Escolas Superiores e Universidades, Unidade Móvel do Centro de Saúde para realização de rastreios e trabalho de sensibilização comunitário, APF, IPDJ, etc.) no sentido de levar os seus serviços, de modo descentralizado, até outras populações que têm mais difícil acesso ao sistema nacional de saúde, informando, distribuindo preservativos e sensibilizando para as questões relativas à infeção pelo VIH/sida, e possibilitando aos utentes a realização do teste rápido. O CAD trabalha em articulação com o Hospital na confirmação dos testes reativos e referenciação adequada dos casos detetados para consulta médica da especialidade.