CAD de Évora no Desafio pela Saúde com a atividade CONVERSAR É PREVENIR
O Centro de Atendimento e Deteção Precoce do VIH/Sida de Évora integrou o Desafio pela Saúde, com o objetivo de divulgar a existência do serviço de acompanhamento psicológico a todos os pacientes seropositivos desenvolvendo a atividade “Conversar é Prevenir”, na Unidade Móvel do CUIDA-TE, do Instituto Português do Desporto e Juventude de Évora.

O VIH/SIDA é uma doença com um enorme impacto psicológico, que integra um conjunto de vivências com elevada carga emocional e que, inevitavelmente, afetam o bem-estar mental e físico daqueles que recebem o diagnóstico positivo desta infeção.

Porque se tornam importantes os cuidados com os pacientes ao nível do seu bem-estar físico, a saúde mental deve ser também cuidada com o devido rigor técnico. Assim sendo, o CAD de Évora integrou o Desafio pela Saúde, com o objetivo de divulgar a existência do serviço de acompanhamento psicológico a todos os pacientes seropositivos, desenvolvendo no dia 21 de Abril de 2017, das 14:00h às 18:00h, junto ao Templo de Diana, em Évora, a atividade “Conversar é Prevenir”, na Unidade Móvel do CUIDA-TE, do IPDJ de Évora. Foram abordadas algumas temáticas relacionadas com as vivências emocionais e sociais das pessoas que recebem o diagnóstico de seropositividade e que, na maior parte dos casos, determina o aparecimento de sintomas de depressão e ansiedade. Aproveitando o tema deste ano para celebrar o Dia da Mundial da Saúde dedicado às questões da prevenção da depressão, tornou-se também importante transmitir uma mensagem de prevenção destas perturbações do humor nas pessoas que têm um diagnóstico de seropositividade, através do falar, do conversar com técnicos especializados para o efeito, e do qual o CAD de Évora dispõe. Entre as temáticas abordadas destacam-se: a importância da realização do teste rápido do VIH/SIDA; a revelação da condição de seropositividade; a discriminação; a dependência vs perda de autonomia; a vivência da sexualidade; os cuidados médicos; os projetos de futuro e o confronto com a morte.

Foram também realizados testes rápidos do VIH/SIDA, distribuídos materiais de informação e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis, e realizadas as atividades: “O Barómetro das Atitudes; “Se alguém diz…” e “Queres brincadeira? Usa o preservativo de forma certeira”.

Um desafio que o CAD de Évora aceitou com bastante agrado e satisfação, tendo sido uma intervenção comunitária bastante positiva do ponto de vista da participação das pessoas.

O CAD está localizado no Edifício do Patrocínio, Zona Verde, Gabinete 26, com o atendimento todas as manhãs no horário das 9:00h às 12h:30m, e segundas e quintas-feiras à tarde, das 14:00h às 17h:30m, no IPDJ de Évora.

Não se deixe infectar pela dúvida!

Vá conversar para esclarecer todas as dúvidas e fazer o teste rápido do VIH/SIDA.

Um espaço que privilegia o anonimato e a confidencialidade e onde poderá partilhar os seus pensamentos e sentimentos.