Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora promove ação de rastreios da infecção pelo VIH na Universidade de Évora

O Centro de Aconselhamento e Deteção (CAD) de Évora esteve no dia 17 de outubro, entre as 09h30 e as 17 horas, no Colégio do Espírito Santo de Évora, na Unidade Móvel do CUIDA-TE, do IPDJ, a realizar rastreios da infeção pelo VIH, no contexto do evento: "Sexo, Drogas e Rock And Roll".Esta ação foi organizada pelo Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em parceria com a Associação Académica da Universidade de Évora e teve como objetivo refletir de uma forma dinâmica, as várias dimensões da fórmula que tem inspirado gerações na área dos comportamentos de risco: o Sexo, as Drogas e o Rock And Roll.

E porque se falou de Sexo, o CAD de Évora reforçou através da sua presença no contexto universitário a ideia de que o Sexo deve andar Sempre de mão dada com a Responsabilidade, com o intuito de uma vivência mais prazerosa, saudável e segura das relações que se estabelecem.
Assim, e procurando fazer um trabalho visando inverter a tendência dos dados estatísticos que dão conta que no contexto nacional os novos casos de diagnóstico de infecção pelo VIH são maioritariamente realizados tardiamente (53,2%), sensibilizou-se a comunidade universitária para a importância da realização do teste rápido do VIH, com o respectivo conhecimento do seu estado serológico.

Foram abordadas as vantagens da realização do rastreio da infecção pelo VIH, bem como a garantia de facilidade, rapidez, anonimato, confidencialidade e gratuitidade do teste, com o respectivo aconselhamento pré e pós teste.

Neste contexto foram realizados 16 testes rápidos da infecção pelo VIH, tendo sido distribuídos 26 kits de prevenção do VIH, contendo preservativos masculinos, femininos, embalagens de gel, folhetos com informações sobre o VIH e um convite para disponibilizar a um(a) amigo(a) para realizar também o teste do VIH no CAD de Évora.

Importa mencionar que o CAD de Évora continua a localizar-se no Hospital do Patrocínio, no Gabinete 26, na Zona Verde, não sendo necessário retirar senha para atendimento ou realizar pré-marcação e realizando-se o teste rápido de uma forma gratuita, confidencial e anónima. Todas as manhãs, entre as 9:30h e as 12:30h pode realizar o teste:
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e risque o risco:
Faça o teste rápido do VIH e acabe com as dúvidas!