Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Conversas sobre Saúde em Odemira – Prevenção de Quedas

No dia 26 de fevereiro em Odemira houve nova edição do "Conversas sobre Saúde..." desta vez sobre o tema Prevenção de Quedas.
A sessão foi dinamizada por Carlos Moura, Enfermeiro na Unidade de Cuidados na Comunidade de Odemira, dirigida à população idosa residente na freguesia de Saboia e que recebem apoio da Associação D. Ana Pacheco nas modalidades ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) e Centro de Dia. A equipa de profissionais de ação direta esteve também presente junto dos participantes.

A temática foi abordada numa perspetiva realista e preventiva, oferecendo estratégias básicas para reorganização dos espaços domésticos, de modo a reduzir as barreiras arquitetónicas e potenciais situações de risco. A abordagem assentou na exposição da fisiopatologia do envelhecimento, as mudanças estruturais e a perda gradual de capacidades, como fatores intrínsecos e inevitáveis e que carecem da instalação de mudanças em contexto especialmente habitacional.

Deste modo, foi  feito um balanço positivo, tendo-se verificado a participação de cerca de 50 pessoas que interagiram com o dinamizador. 
A iniciativa foi bem aceite e foi imediatamente solicitada replicação do momento.