COVID-19 - ULSBA reforça medidas de prevenção e controlo de infeção

No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus - COVID-19, e no sentido de reforçar a prevenção e o controlo de infeção junto de doentes, familiares e profissionais de saúde, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo adota medidas restritivas no acesso aos serviços de Internamento, Urgência e Ambulatório, com restrição aos horários de visitas aos doentes internados e aglomerado de pessoas nas salas de espera. Estas medidas, com caráter temporário, entram em vigor a partir do dia 13 de março.

Para garantir que estas medidas são, de facto, bem sucedidas, o Conselho de Administração pede a colaboração de TODOS os utentes do Hospital José Joaquim Fernandes.

Nos Serviços de Internamento, mantém-se a figura do Acompanhante, que poderá estar junto ao doente das 12:00h às 20:00h. No entanto, em relação às visitas, apenas será admitida 1 pessoa no período único das 15:00h às 16:00h.

Relativamente aos Serviços de Internamento e Unidades, nos quais já existem horários específicos, impõem-se igualmente, limites. Assim:

- Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, permitida 1 visita das 14:00h às 15:00h;
- Internamento de Psiquiatria, permitida 1 visita das 15:00 às 16:00h;
- Serviço de Obstetrícia/Maternidade, permitida apenas a presença de 1 acompanhante, com horário a definir junto da Enfermeira Responsável e não há permissão de visita de crianças, mesmo que irmão(s) dos recém-nascidos;
- Serviço de Pediatria, com presença exclusiva aos pais. Um pode permanecer nas 24h do dia. O segundo poderá estar presente entre as 10h e as 20h, condicionado se se justificar;
- Unidade de Neonatologia, com presença exclusiva concedida aos pais. Presença da mãe será definida em função das necessidades da criança. O segundo elemento poderá estar presente entre as 10h e as 20h, condicionado se se justificar;
- Sala de Observações (SO) do Serviço de Urgência é permitida a presença de 1 pessoa das 11:30h às 12:30h e das 18:30h às 19:30h;
- Na sala de espera do Serviço de Urgência, só é permitida a presença de um acompanhante por doente;
- Urgência Pediátrica, só é permitida a presença de 1 acompanhante por criança/jovem;
- No Hospital de Dia/Unidade de Oncologia, Hospital de Dia de Pediatria, Ambulatório e Consultas Externas, o acompanhamento do doente deve ser restrito a 1 único acompanhante.
De referir que as situações excecionais serão avaliadas e decididas pelos profissionais dos Serviços. Mais, recomenda-se que cada família crie um sistema de informação relativo ao doente internado, de forma a que a pessoa que visita possa informar os restantes membros da família e amigos da situação do doente.

O Conselho de Administração Beja,
11 de março de 2020

NOTAS:
Lembramos que no site da Direção-Geral da Saúde devem ser consultadas as novas orientações e a evolução da situação portuguesa e internacional, assim como materiais de divulgação e um conjunto de perguntas frequentes com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta matéria.
A adoção das medidas preventivas, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, é fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença, nomeadamente:
• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
• No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço ou manga;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes ou após se terem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público;
• Lavar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies em casa e no local de trabalho;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória e manter distanciamento social.