Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI Alentejo Central promove IIIº encontro do Grupo de Intervenção Regional no Álcool

Decorreu, no passado dia 25 de fevereiro, entre as 10h e as 12h30, na Sala dos Leões da autarquia Eborense, o IIIº Encontro do Grupo de Intervenção Regional no Álcool.
O encontro teve como objetivo aferir a execução dos compromissos de 2018, projetar os contributos de 2019, refletir sobre os dados do álcool na região e por fim, aferir dos dados recentes sobre sinistralidade rodoviária na região.

Encontrando-se numa fase de consolidação e de afirmação dos seus propósitos na mitigação dos problemas ligados ao álcool na região alentejo, o GIRA conseguiu agregar cerca de 35 instituições, entre elas, 7 autarquias, IPSS's e ONG's com intervenção no setor social, Segurança Social, IPDJ, Associação Comercial do Distrito de Évora, CPCJ's, forças de segurança, ASAE, Universidade de Évora, AAUE,  UCC's, CDT, entre outras, num total de mais de 60 compromissos.
A adesão extraordinária da comunidade e a consciência revelada no que toca à partilha de responsabilidade na mitigação dos problemas ligados ao álcool, deixa o CRI do Alentejo Central e os seus profissionais orgulhosos e validados no trabalho de intervenção comunitária que há 23 anos desenvolvem na comunidade.
Entre as propostas e compromissos alocados para o corrente ano, destacamos, a articulação proporcionada pelo CRI entre as forças de fiscalização e os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, no que toca ao trabalho de referenciação de menores em situação de alcoolémia, a possibilidade de criação de um dístico promotor de consumos responsáveis entre os comerciantes, intervenções em contextos de diversão noturna nas festividades concelhias através de mediadores juvenis, intervenção em meio laboral junto dos trabalhadores das autarquias, reforço das ações de fiscalização da lei do álcool, capacitação das comunidades e dos seus agentes com recursos preventivos, realização de encontros científicos e ações de investigação, entre muitas outras.
É com otimismo que encaramos os desafios extraordinários que as adições nos colocam. Com a consciência e certeza de que não é possível uma sociedade livre de drogas, é possível augurar uma comunidade preparada para a gestão das situações de risco associados aos consumos abusivos que afetam os seus membros mais vulneráveis.

Para o ano de 2021, aquando da celebração do seu 5º aniversário, o GIRA prevê a realização de um evento de cariz mais cientifico onde poderá ser possível identificar boas práticas, refletir sobre os resultados alcançados e aprimorar estratégias de intervenção mais eficazes no setor.
A todos, o CRI do Alentejo manifesta a sua gratidão e deixa o desafio às entidades que queiram integrar esta dinâmica, a fazê-lo a qualquer altura. A dimensão da tarefa é de tal modo provocadora que permite o encaixe de novos compromissos e contributos.