Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI do Alentejo Central participa nas 1as Jornadas Internas de Prevenção e Promoção da Saúde em Meio Laboral

Realizaram-se no passado dia 7 de setembro, no Évorahotel, as 1ªas Jornadas Internas de Prevenção e Promoção da Saúde em Meio Laboral.
Esta iniciativa teve a parceria do CRI (Centro de Respostas Integradas) do Alentejo Central, da ARS Alentejo, que no âmbito das suas competências ao nível da intervenção comunitária desenvolve, há cerca de 2 anos, numa parceria com a Câmara Municipal de Évora, um projeto no âmbito da prevenção e intervenção sobre os comportamentos aditivos em meio laboral junto dos trabalhadores deste município.

Tendo como objetivo genérico a promoção de uma cultura organizacional promotora de saúde e como estratégia uma abordagem holística e sistémica, esta intervenção, após a realização de um diagnóstico e da qualificação dos quadros da autarquia, assumiu uma fase de reflexão interna e partilha de boas práticas.
 
Contando com as experiências da autarquia de Angra do Heroísmo e da Casa do Povo de Santa Bárbara (Ilha Terceira) e da autarquia de Loures bem como com as reflexões sobre o papel da medicina do trabalho e a importância da promoção da saúde mental em meio laboral, foi possível reunir um conjunto de experiências que serão seguramente inspiradoras para os desafios que se avizinham.

A crescente importância do contexto laboral na vida dos indivíduos e as responsabilidades cada vez mais presentes do poder local, convocam os nossos recursos e priorizam as  nossas opções em termos de intervenções no que à prevenção e promoção da saúde diz respeito.

À autarquia Eborense e aos seus colaboradores o CRI do Alentejo Central deixa o seu obrigado pela forma empenhada e disponível como contribuíram, nesta fase do processo, para que esta iniciativa seja considerada um marco muito positivo neste percurso.