Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI AC dinamiza em Alandroal - Prevenção dos CAD numa versão outdoor

O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em parceria com o projeto CLDS 4g do Alandroal, realizou a 4ª edição do projeto "Arrisca a Brincar, Arriscar a Prevenir" com as turmas do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas do Alandroal. 

 

Com o objetivo de sensibilizar e capacitar os jovens para o problema dos comportamentos aditivos e dependências, foram usadas dinâmicas de ar livre explorando as questões do conhecimento sobre substâncias e dependências comportamentais, gestão do risco, comunicação, cooperação, tomada de decisão, gestão de conflitos, entre outras. 

 

Com recurso ao ambiente natural da Barragem de Lucefecit (Terena), cerca de 30 alunos puderam, de forma lúdica pedagógica, trabalhar competências socio emocionais. Para o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, constituiu mais uma oportunidade para consolidar uma abordagem preventiva em contexto não escolar, onde a prática de dinâmicas funcionais e grupais em contato com a natureza, contribuem de forma indelével para a melhoria dos indicadores de saúde e bem-estar mental, físico e social dos participantes. 

 

Em parceria com as autarquias e CLDS's, estão já agendadas ações idênticas para outros territórios do Alentejo central. 

O potencial preventivo do contexto outdoor e as condições naturais do nosso território, constituem uma oportunidade que não podemos descurar do ponto de vista da mitigação dos problemas das dependências na comunidade."