Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI Alentejo Central - Projeto Tranquil@mente

No quadro da conceção do Plano de Atividades Participativo da Prevenção (P.A.P.P.) para o ano de 2022, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em articulação com a Universidade e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Alentejo, identificou a possibilidade de dinamizar um programa de promoção da saúde mental entre os docentes. Os indicadores da saúde mental dos docentes, resultado da pressão laboral colocada para responder aos desafios pedagógicos de alunos e famílias, agravados pela situação pandémica ainda em vigor, foram fortemente afetados colocando em risco a sua capacidade de identificar situações de risco entre os discentes e promover as dinâmicas necessárias às intervenções preventivas. 

 

No processo de articulações junto dos parceiros foi criado o projeto: Tranquil@mente

A intervenção daqui decorrente vai permitir, numa primeira fase, criar um grupo experimental de 60 docentes do concelho de Évora, que com base numa avaliação psicofisiológica prévia, serão distribuídos por sessões bi semanais, com duração de 60m cada uma, durante 12 semanas.  

O protocolo avaliativo será constituído por um pré e pós teste. 

 

Toda a coordenação científica do projeto estará sob a responsabilidade do professor Dr. José Parraça. 

A valorização do bem-estar físico e emocional dos docentes permitirá a redução de fatores de risco e a criação de melhores condições para uma relação educativa com mais qualidade, facilitadora de intervenções promotoras de saúde entre os alunos. 

 

A parceria entre o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, Universidade de Évora e Edgest, vem confirmar a importância estratégica da existência de consórcios de parceiros que, de forma integrada e articulada, respondam aos desafios dos comportamentos de risco entre os jovens das nossas comunidades escolares. "