Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI Alentejo Central integra equipa que ativa espaço de acolhimento social – Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA)
A Unidade de Rede “Sem Abrigo” (URSA) do Conselho Local de Acção Social de Évora é constituída por entidades públicas Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, IP. (ISS), sendo a entidade coordenadora; câmara municipal; Habévora – empresa de gestão habitacional; centro de respostas integradas em dependências (ARSA/DICAD), unidade de cuidados na comunidade (ACES), serviço de emprego (IEFP) e privadas: Centro Humanitário de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Pão e Paz, Santa Casa da Misericórdia de Évora, Cáritas Arquidiosesana de Évora, APPACCM – Protocolo Rendimento Social de Inserção e Centro Social de S. Brás/Centro de Alojamento Temporário.

 
Por forma a manter o apoio às Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA) identificadas no concelho de Évora e, tendo em consideração o definido no Plano de Contingência Covid-19 – URSA foi ativado no dia 20 de abril de 2020 um espaço denominado “Espaço de Acolhimento Social – PSSA”, a funcionar em edifício da Câmara Municipal de Évora – Monte Alentejano, situado no Rossio de S. Brás.

 
Esta é uma medida que tem como principal objetivo colocar estas pessoas em segurança, retirando-as da rua e, simultaneamente, minimizar o risco de propagação do Covid-19.

 
Este espaço de acolhimento temporário e transitório destina-se essencialmente às PSSA  já acompanhadas pelos gestores de caso das entidades da URS-A, sendo que novas situações identificadas devem ser referenciadas e validadas pela sua Coordenadora/Centro Distrial de Évora do ISS, IP . Não é um espaço “Porta Aberta”.

 
O Centro de Respostas Integradas - CRI Alentejo Central (ARSA/DICAD), sendo um dos parceiros da área da saúde na URS-A tem participado na implementação desta medida tanto no que diz respeito ao seu planeamento e organização como na integração da equipa de acompanhamento psicossocial às pessoas em situação de sem abrigo (PSSA) integradas neste espaço. Esta equipa é constituída por representantes das entidades e voluntários/as, que trabalham em turnos rotativos.

 
Este espaço tem capacidade para acolher seis pessoas, que a par da oferta de cama para pernoita e refeições diárias, pressupõe o reforço do acompanhamento psicossocial e monitorização diária da sintomatologia Covid-19. Sempre que se justifique têm apoio médico (voluntários inscritos na Ordem dos Médicos).

 
O CRI Alentejo Central, além de disponibilizar, dentro desta parceria, alguns dos seus recursos humanos (área médica, enfermagem e psicológica) a ativar em caso de necessidade e dentro das suas possibilidades, colabora através da integração da assistente social na URS-A e, como tal, no acompanhamento social às PSSA do concelho de Évora (num total de 40: 15 em instituição e 25 a viver sem teto/casa)

 
Além disto, o CRI Alentejo Central também cedeu alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s) e a equipa de enfermagem dinamizou uma sessão relativa à sua correta utilização, havendo possibilidade da realização de outras.

 
O trabalho desenvolvido no “Espaço de Acolhimento Social – PSSA” tem o pressuposto  da articulação integrada com outras respostas sociais, nomeadamente para higiene pessoal, acesso a vestuário/roupeiro, entre outras bem como a articulação com os outros serviços de saúde, PSP e serviços municipais da protecção civil.

 
 

 
Évora, 20 de Abril de 2020

 
​​​