Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI Alentejo Central marca presença na queima das fitas de Évora

O período pós pandemia, trouxe consigo uma forte predisposição dos jovens para a procura de ofertas de cariz festivo. Estas dinâmicas, pela sua natureza, acarretam consigo uma série de fatores de risco que do ponto de vista dos comportamentos aditivos e dependências, constituem preocupação. 

 

Neste sentido, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, ativou o projeto Risca o Risco e em estreita articulação com a Associação Académica da Universidade de Évora, dinamizou intervenções de redução de riscos e promoção de consumos responsáveis nos 10 dias de celebração da edição de 2022 da Queima das Fitas. 

 

Com o apoio da Unidade Móvel do IPDJ, com o recurso a jovens mediadores voluntários e uma equipa técnica multidisciplinar, o CRI do AC realizou, rastreios de consumo abusivo de álcool, dinamizou ações lúdico pedagógicas que premiavam taxas zero de álcool, distribuiu material informativo, brindes entre outras ações. 

 

Destaque para a inclusão, no copo reciclável oficial do evento, do logotipo do CRI / AC e de uma mensagem de sensibilização intitulada: "Bebe Com Cabeça". 

 

Volvidos 15 anos de intervenção ininterrupta na Queima das Fitas, é importante destacar o papel preponderante da Associação Académica da Universidade de Évora. A sua sensibilidade e sentido de compromisso para com estas abordagens merece a nossa homenagem. 

 

Ainda na linha de intervenção nos contextos de diversão, o CRI vai dinamizar, até ao final do verão, cerca de 17 ações em 10 territórios do Alentejo central.  

 

É nossa convicção que a promoção de consumos responsáveis e a redução de riscos, são abordagens eficazes na resolução dos comportamentos aditivos e dependências envolvendo substancias, particularmente álcool e cannabis."