Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI Alentejo Central participa em atividades do dia 8 de outubro - Alentejo Social Journey (FEA) - Morning Health Talk (UE)

No quadro das atividades do Grupo de Intervenção Regional no Álcool e Saúde, a Fundação Eugénio de Almeida e Universidade de Évora, desafiaram o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central a dinamizar algumas atividades em conjunto.

Assim, no passado dia 8 de outubro, realizou-se no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, o Alentejo Social Journey. Em parceria com a Escola Técnica Psicossocial de Lisboa (ETPL) e em comemoração dos seus 30 anos, a iniciativa contou com cerca de 62 alunos da ETPL e do ensino secundário de Évora e 20 docentes e técnicos. 

Foram compostas 12 equipas e sugerida a procura de abordagens de redução de riscos e promoção de consumos responsáveis entre os jovens frequentadores dos estabelecimentos e diversão noturna da região.

Após um dia de trabalhos foram apurados 3º primeiros lugares, mais 3 menções honrosas. A criatividade, pertinência e sustentabilidade dos projetos compuseram os critérios do júri.

A mais-valia desta metodologia assenta na possibilidade do protagonismo dos jovens como autores das abordagens preventivas. Premissa essencial a qualquer intervenção comunitária.

Igualmente no dia 8 de outubro, nas instalações da Universidade de Évora e com a parceria do IT Health (organização europeia, ligada à universidade de Évora, financiada no âmbito do Horizonte2020), decorreu o evento Morning Health Talk.  Esteve em debate o papel da comunicação em Saúde na relação do profissional de saúde com o doente, na promoção da saúde comunitária, e no desenvolvimento de sociedades mais resilientes e predispostas para acolher a inovação produzida.  

Ao CRI foi colocado o desafio para apresentação de uma preleção sobre o seu trabalho de intervenção comunitária na área dos CAD. 

Foram enfatizadas as questões relacionadas com o papel dos media na transmissão de informação fidedigna à sociedade, a sua responsabilidade enquanto transmissores da "verdade" dos factos através de uma comunicação acessível a todos e potenciadora de mudanças positivas e saudáveis. 

Ambas iniciativas vieram enfatizar o sucesso e abrangência do projeto G.I.R.A.S., o grau de compromisso das entidades aderentes (Universidade de Évora e Fundação Eugénio de Almeida) e a solidez da estratégia de intervenção preventiva adotada na região."