Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI do Alentejo Central dinamiza momento de reflexão e debate no Encontro da Cannabis

No quadro das suas competências e responsabilidades no que à intervenção em comportamentos aditivos diz respeito, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em articulação com a Associação Académica da Universidade de Évora, dinamizou no passado dia 17 de abril o Encontro da Cannabis.


Envolvendo cerca de 250 inscritos e mais de 30 instituições, foi possível cruzar as visões da ciência e da política em relação aos riscos e potencialidades do consumo da cannabis.

 Considerando os riscos associados ao uso recreativo, ao desconhecimento e falta de consenso sobre o seu uso terapêutico, era imperioso lançar o debate e aclarar eventuais dúvidas e mitos que, congregados, têm constituído fatores de risco entre os jovens.

 A cannabis é a droga ilícita mais consumida em portugal, a que mais quantidade tem sido reportada nas apreensões das autoridades, a que mais casos propicia nos processos abertos nas CDT's e aquela cujos impactos ao nível da saúde mental dos seus consumidores mais preocupações traz junto dos técnicos.

 A colaboração da maior Associação Académica da Região alentejo, Universidade de Évora, Fundação Eugenio de Almeida e a participação de toda a comunidade de parceiros, proporcionou um momento de reflexão e debate profundo que nos convocou e comprometeu para uma fase mais operativa que todos teremos de assumir.

 Escolas, pais, técnicos e cidadãos, possuem hoje um reportório de conhecimentos que lhes permitem olhar para o tema do consumo de Cannabis com mais acuidade. Sentimos que desta forma foi legitimado e validado o  trabalho que o CRI tem vindo a desenvolver ao nível da prevenção dos comportamentos aditivos no alentejo central.

 Se futuro for estratégia, estão criadas condições para que uma possa ser concretizada com o compromisso e presença de toda a comunidade.'