Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI do Alentejo Central encerra ciclo de apresentações da peça teatral sobre adições - Jovens Somos Nós
Com a participação de cerca de 500 alunos (3º ciclo e secundário) das escolas da cidade de Évora e perto de 50 técnicos, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central da ARSA, em parceria com o Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária André de Gouveia, Autarquia Eborense e Escola Severim Faria, encerrou um ciclo de e 3 encenações da peça: "Jovens Somos Nós".  

Inseridas nas comemorações do Mês da Juventude de Évora e tendo como protagonistas 7 jovens atrizes, o tema das adições e comportamentos de risco entre os jovens foram,  sob a forma de teatro debate, colocadas em reflexão. Os indicadores identificados no Alentejo e os danos daí decorrentes, têm merecido por parte do CRI uma atenção e uma prioridade particular. 

A possibilidade de protagonizar jovens e assegurar a afirmação das suas posições em relação a matérias de comportamentos de risco e dependências constituem estratégias de cariz preventivo que justificam estes investimentos. 

Nas estratégias adotadas, destaque para a mobilização de todos os parceiros com atuação nos contextos escolares. De forma integrada e transversal e cobrindo os 14 concelhos do Alentejo central, têm sido desenvolvidas diferentes estratégias que pretendem inverter esta tendência e colocar o território do Alentejo central num lugar onde a saúde e bem-estar dos cidadãos e comunidades estejam assegurados. 

Assim e até ao final do ano letivo, é intenção do CRI AC e da ESAG levar este recurso a pelo menos mais 4 concelhos. 

Porque estes programas resultam de um coletivo de parceiros, ficam os agradecimentos para os profissionais do CRI, atrizes, alunos e professores, equipa de reportagem da RTP e toda a comunidade de entidades que se vinculem e comprometem com estas ações.​​
​​