Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI do Alentejo Central integra equipa do NPISA Évora
A Câmara Municipal de Évora através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) ativou o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA) – Tempo Frio, após emissão pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de aviso amarelo, em que se previam para Évora temperaturas inferiores a 1º C, ao longo de 2 ou mais dias consecutivos e que ocorreram no período compreendido entre os dias 7 e 14 de Janeiro. 

 
A exposição pontual ou prolongada a baixas temperaturas, consequência da vivência na rua ou em condições habitacionais muito precárias e pouco dignas, por pessoas que revelam muitas vezes dificuldade em assegurar a sua proteção, conforto, alimentação, higiene e cuidados de saúde, não raras vezes coloca estas pessoas em situação de risco imediato de saúde, o que aliado à sua natural vulnerabilidade pode conduzir a consequências mais graves e até irreversíveis. 

 
Desta forma, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA) de Évora, sob a coordenação e em estreita colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) organizou uma resposta através da sua equipa de apoio psicossocial, para diariamente e no período noturno ir ao encontro das pessoas identificadas como estando a viver nesta situação no concelho de Évora. 
 
Contando também com o envolvimento de alguns voluntários, a equipa teve como principal objetivo e, através de uma relação de maior proximidade, responder às necessidades que as pessoas identificaram, nomeadamente disponibilizando um reforço de roupa/agasalhos, cobertores/sacos-cama, bebida quente e refeição ligeira. Esta intervenção também foi assente numa articulação integrada com outras respostas sociais, nomeadamente para higiene pessoal, tratamento de roupa, entre outros aspetos. 

 
Outras das preocupações da equipa foi a monitorização diária da sintomatologia COVID 19, sendo ainda disponibilizadas máscaras. 

 
Importa mencionar que o NPISA de Évora mantém a sua intervenção junto das pessoas em situação de sem abrigo do concelho de Évora, para além do período de ativação do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem Abrigo – Tempo Frio. 

 
O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (em representação da DICAD/ARSA) integrou a Unidade de Rede Sem Abrigo, atual NPISA, sendo este coordenado pelo Centro Humanitário de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa e integra ainda entidades públicas, tais como o Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, IP.; Câmara Municipal; Habévora, EM; Serviço de Emprego e entidades privadas do sector social não lucrativo: Associação Pão e Paz, Santa Casa da Misericórdia de Évora, Cáritas Arquidiosesana de Évora, APPACCM – Projeto Vidas Ativas 4G e Centro Social e Paroquial de S. Brás.