Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI promove encontro para criação do GIRA - Grupo de Intervenção Regional no Álcool

Tendo como ponto de partida os dados do Alentejo no que diz respeito aos consumos problemáticos de álcool, nomeadamente entre os mais jovens e considerando as suas responsabilidades no setor da promoção e educação para a saúde, Tendo como ponto de partida os dados do Alentejo no que diz respeito aos consumos problemáticos de álcool, nomeadamente entre os mais jovens e considerando as suas responsabilidades no setor da promoção e educação para a saúde, o CRI - Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central da Administração Regional de Saúde do Alentejo, em parceria com a GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária, dinamizaram no passado dia 23 de março o primeiro encontro de trabalho para a criação do Grupo de Intervenção Regional no Álcool (G.I.R.A.).


A iniciativa decorre da necessidade da criação de uma resposta abrangente que envolva os vários agentes públicos e privados com intervenção no setor do álcool.
A complexidade dos problemas ligados ao consumo abusivo do álcool requer uma intervenção integrada e orientada para a promoção de uma cultura de moderação e responsabilidade entre os vários membros da comunidade do Alentejo central.


A adesão foi relevante e, entre as mais de 25 entidades que anuíram ao desafio, foi gratificante identificar representantes de todos os domínios do setor do álcool, desde a produção, comercialização, fiscalização, prevenção, intervenção social entre outros.


A cada um dos aderentes, foi proposto que, até ao final do mês de abril, rubriquem um pequeno compromisso de colaboração para o enriquecimento da estratégia regional de intervenção nos problemas ligados ao álcool.
Tem-se a convicção que só com um acordo entre os representantes de todos os setores, será possível mitigar um problema que a todos afeta.
A uma estrutura como o CRI a quem compete, prevenir, tratar e reinserir cidadãos com problemas ligados ao álcool, pretende-se integrar a componente de intervenção comunitária de modo a poder-se ambicionar a construção de um Alentejo mais responsável, no que aos consumos de álcool diz respeito.