Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Calendário lúdico - Crescer todos os dias um bocadinho - Abril - Inclusão e Diversidade
Abril é já Primavera, as brincadeiras no exterior passam a ser mais constantes, e a possibilidade de brincar ao ar livre - tão importante para o desenvolvimento - é-o igualmente pela oportunidade que o encontro ao ar livre, com outras crianças, permitirá a cada uma delas. Falamos da possibilidade de inclusão de outros nas suas brincadeiras e a construção de espaços de diversidade, como laboratório de experiências para a vida.

As crianças aprendem umas com as outras, em espaços de diversidade. Diversidade inclui desenvolver competências de diálogo, negociação, cedência, partilha e encontro, sendo certo que a brincadeira/encontro com outra criança é sempre o espaço de construção onde o desafio do limite, da tentativa de impor a sua visão ao outro, a de não querer ou não saber como brincar sem ser pelas regras que se conhecem, que se  inventam ou se criam no momento, os pode levar à importante vivência da frustração e depois dela, dar espaço à aprendizagem de que se o outro é diferente de mim, quem sou eu quando estou com ele, e quem somos juntos.

Abril é também mês da prevenção dos Maus-tratos infantis, deixamos-vos por isso o repto de conhecer a história do famoso laço azul que acompanha este mês e é símbolo dele: de onde vem? e o que representa? que o exemplo desta história nos embale na reflexão do que cada um de nós pode fazer sempre no que à proteção das nossas crianças diz respeito, sobre a importância da consciência cívica de cada um de nós na proteção e em prol do crescimento saudável das nossas crianças.

A todos, famílias e serviços a quem o calendário de desenvolvimento chegue, deixamos também o convite à partilha para o email:

intervencao.precoce@arsalentejo.min-saude.pt, de momentos e sugestões.​




Abril.pdfAbril

​​​​​