Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Campanha da ARS Alentejo contra a violência aos profissionais de saúde
#TodososDiasCuidamosdeSi

 A equipa de trabalho, Pontos Focais da ARS Alentejo, no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS), dinamiza, ao longo do mês de novembro, a campanha contra a violência no local de trabalho dos profissionais de saúde. Pretende-se realçar a importância da proteção e segurança dos profissionais com base numa cultura de ambientes saudáveis nos serviços de saúde, que se irá refletir também numa maior qualidade da prestação e continuidade dos cuidados de saúde.

 
A violência aos profissionais de saúde no seu local de trabalho tem vindo a revelar-se um problema prevalente em todo o Mundo, e também em Portugal. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, estima-se que cerca de 50% dos profissionais de saúde sofram, pelo menos, um episódio de violência física ou psicológica por ano. Esta campanha baseia-se no aumento de casos de violência para com os profissionais de saúde, que se verificam quando, por vezes, os Utentes ficam insatisfeitos com o atendimento prestado e reagem da pior forma.

 
O recurso à violência é algo que não pode ser concebido como forma de reclamar, constitui um desrespeito profundo para com os Profissionais de Saúde e poderá, eventualmente, constituir um processo legal.

 
Neste sentido, a campanha incide sobre os ambientes de trabalho saudáveis, seguros e protegidos com o lema "Todos os Dias cuidamos de Si", dando especial relevância à função dos profissionais de saúde.

 


 

 


 

 
​​​