Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Candidatura ao programa thinking (C) lean
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Lean Health Portugal, com o apoio da Lilly Portugal, estão a promover um programa de capacitação dirigido aos Serviços Farmacêuticos para desenvolvimento de projetos de melhoria nos seus serviços e organizações, com formação teórica e prática sobre a metodologia Lean, para diagnóstico, monitorização e implementação de ações de melhoria.

O Programa Programa Thinking (c) Lean é uma oportunidade para as equipas dos Serviços Farmacêuticos selecionarem processos que desejem ver melhorados, para mitigar e/ou eliminar problemas, desperdícios e ineficiências, através de um programa de capacitação com recurso a metodologia Lean e às suas ferramentas, assente no processo de melhoria contínua G-PDCA (Grasp - Plan, Do, Check, Act).

O serviço farmacêutico da ARS juntamente com o ACES AC candidatou-se ao eixo de intervenção do projeto - melhoria de processos relativos à distribuição reposição de stocks nos armazéns avançados, tendo sido uma das equipas selecionadas.


A equipa com o nome " Clean D. (Distribution) é constituída por 6 elementos:


Magda Ornelas - Responsável do Serviço Farmacêutico da ARS Alentejo e gestora do projeto


Carlos Henriques - Farmacêutico do Serviço Farmacêutico da ARS Alentejo e sub-gestor do projeto


Joaquim Valdanta - Assistente Operacional o Serviço Farmacêutico da ARS Alentejo


Paulo Caraça - Responsável pela UAG ACeS Alentejo Central


Luís Pedro Gomes - Enfermeiro em funções de chefia na UCSP Redondo


Dulce Velez - Enfermeira em funções de chefia na SUB de Estremoz


Com esta iniciativa pretende-se promover as boas práticas de gestão estratégica, virada para a melhoria continua dos processos. No final do programa os participantes serão capazes de identificar as etapas do Ciclo da melhoria continua PDC Plan, Do, Check, Act, e utilizar algumas das ferramentas da metodologia Lean, de diagnostico, monitorização e implementação de ações de melhoria.​

​​