Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Centro de Saúde de Almodôvar recebe Unidade Móvel de Saúde

UMS AlmodôvarA Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (ARS Alentejo) entregou, no dia 1 de Julho, ao Centro de Saúde de Almodôvar, uma nova Unidade Móvel de Saúde.
A Unidade Móvel, no valor de 58.347,39 €, foi adquirida pela ARS Alentejo com co-financiamento comunitário do INAlentejo.

O seu funcionamento será assegurado segundo um protocolo de cooperação interinstitucional celebrado entre a ARS Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal de Almodôvar.

Este protocolo proporcionará ao Centro de Saúde de Almodôvar uma Unidade Móvel de Saúde apetrechada com meios técnicos diferenciados, destinada a assegurar maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde em Medicina Geral e Familiar às populações da sua área de influência.
A ULSBA, através do Centro de Saúde de Almodôvar, assegurará os meios humanos adequados destinados ao funcionamento da Unidade Móvel, de forma a garantir maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, prestar cuidados na área clínica e de enfermagem, apoio domiciliário, vigilância de Programas de Saúde (diabetes, hipertensão, anticuagulação oral), vigilância do estado de saúde de idosos, cuidados a acamados, rastreios; plano de vacinação e saúde escolar.
A Câmara Municipal de Almodôvar assegurará os custos com o combustível e a manutenção, o motorista necessários ao funcionamento da Unidade Móvel, bem como, uma técnica licenciada de Acção Social, que prestará apoio social aos utentes, nomeadamente aos idosos.