Chef Chakall presta homenagem gastronómica a profissionais de saúde em três hospitais Alentejanos

O Alentejo é o próximo destino da iniciativa de homenagem gastronómica aos profissionais de saúde “Cuidar de quem cuida de nós”. Depois do sucesso no centro e norte do país, em que foram confecionadas mais de 6.000 refeições pelo Chef Chakall em seis dos mais importantes hospitais das respetivas regiões, a food truck ruma a sul.

Esta começou por ser uma ação de solidariedade no ano de comemoração dos 50 anos da Valente Marques (Arroz Caçarola), que rapidamente, pela sua mensagem de bondade e agradecimento, passou a contar com o inestimável apoio de diversas marcas nacionais, todas com o mesmo propósito: “Cuidar de quem cuida de nós”.

A importância desta ação seguir para o Alentejo, reflete-se nas palavras de Chef Chakall “Esta semana descemos ao Alentejo e vamos levar um pouco do que sabemos fazer - cozinhar - a quem tem estado a servir o país numa altura tão desafiante. O país não se esgota nos grandes centros urbanos e sabemos, enquanto equipa, que a pressão, física e emocional, sentiu-se - e sente-se! -, por todos os hospitais de norte a sul. Pretendemos chegar a todos os cantinhos do país e levar este mimo que expressa a nossa gratidão. Quanto ao Alentejo, é algo que me é muito querido e que tenho muito orgulho em representar.”

O Chef Chakall, foi nomeado em 2019 "embaixador" do Alentejo junto dos mercados da Alemanha, Suíça e Áustria pelo Turismo do Alentejo. A primeira paragem desta homenagem gastronómica será Beja, no dia 17 de abril, no Hospital José Joaquim Fernandes, seguindo depois para Évora, no dia 18 de abril, para o Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. e termina dia 19 de abril na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE em Santiago do Cacém, sempre entre as 12h00 e as 15h00.

“Cuidar de quem cuida de nós” é realizado graças à vontade e ao empenho das marcas: Valente Marques (Caçarola), a Missão Continente, o Grupo Nabeiro (Delta Q e Águas Alardo) e a Food Trucks Factory.

Valente Marques
Num ano tão atípico, a vontade de celebrar meio século de história no dia a dia dos Portugueses só podia ser primeiramente dirigida a todos os que têm lutado por todos nós. Nasce a iniciativa “Cuidar de quem cuida de nós” com o Chef Chakall, parceiro de longa data da Valente Marques | Arroz Caçarola. Esta ação de responsabilidade social surge como a primeira do ano na comemoração dos 50 anos da Valente Marques, S.A.

Missão Continente
A Missão Continente, como parceiro alimentar, é responsável por conceder os ingredientes que se juntam ao arroz Caçarola para compor as paellas confecionadas pelo chef e respetiva equipa. Das especiarias aos legumes, passando pelas proteínas, como o frango e mariscos, são centenas de kg de bens alimentares doados pelas lojas Continente de cada região, contribuindo para uma homenagem saborosa e nutricionalmente equilibrada. A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social da marca Continente, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável. Desde o início da pandemia que a Missão Continente continua a receber e responder a inúmeros pedidos de ajuda, através da doação de bens alimentares e de higiene a milhares de entidades que incluem hospitais, autarquias, instituições de solidariedade e muito mais, destinados a pessoas em situação vulnerável e aos profissionais de saúde e segurança que continuam na linha da frente. Além dos apoios locais e nacionais que continua a prestar, através das campanhas ‘Nunca Desistir’ e ‘Todos Por Todos’, a Missão Continente distribuiu cerca de 2 Milhões € em bens alimentares a mais de meio milhão de portugueses.

Grupo Nabeiro
Líder no seu segmento em Portugal, com 60 anos de história, presente em mais de 40 países, espalhados por cinco continentes, está estabelecido em Espanha, França, Luxemburgo, Angola, Brasil e China enquanto que, em outros países, o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, conta com cerca de 3.800 colaboradores.

A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objetivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. O Grupo concentra na Associação Coração Delta todas as suas ações de Responsabilidade Social que se desenvolvem nas comunidades onde a empresa está inserida. Food Trucks Factory Esta não é a primeira vez que o chef percorre o país a cozinhar para os profissionais de saúde. Lançada em abril de 2020, a iniciativa de Responsabilidade Social da Food Trucks Factory já chegou a mais de 23 unidades hospitalares de norte a sul do país e serviu mais de 17.000 refeições a profissionais do INEM, Bombeiros, Proteção Civil, GNR, PSP e funcionários de limpeza. As ações garantem sempre o cumprimento de todas as normas de segurança e higiene recomendadas pelas DGS que são imprescindíveis neste período.