Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Colocação das Primeiras Bombas de Insulina na ULSBA
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo iniciou esta semana a colocação das primeiras “Bombas de Insulina”, pelo Centro de Tratamento de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua da Unidade Integrada de Diabetes da ULSBA.

Trata-se de um avanço clínico e tecnológico na ULSBA, neste mês de novembro, dedicado à Diabetes.

Este Centro, que resultou de uma candidatura aprovada pelo Programa Nacional de Diabetes da Direção-Geral da Saúde, faz agora parte da Plataforma Nacional de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua.

Foi um processo complexo que necessitou de formação específica e organização de uma equipa da ULSBA, constituída por médicos, enfermeiros, nutricionista e psicóloga, e que será uma mais-valia para as crianças, jovens/adultos com Diabetes Tipo1 da nossa região.

Durante esta semana serão colocadas 3 bombas a 3 jovens adultos (único centro de momento na região Alentejo para este grupo etário) e de 15 a 17 de novembro e 6 a 8 de dezembro, a mais 4 crianças (que assim não terão que se deslocar ao Centro Pediátrico de Évora que colaborou com a ULSBA enquanto foi o único Centro no Alentejo).

Até ao final do ano será ainda atribuída 1 bomba a outro adulto, perfazendo assim um total de 8 bombas colocadas até final de 2021.​

​​