Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Comemoração Dia Mundial da Diabetes na UCC de Almoreg

A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes.
A sensibilização para a diabetes é um meio de evitar o aumento da prevalência da doença em Portugal e no Mundo, é nesse sentido que foi dinamizada esta iniciativa dirigida a toda a comunidade. A prevenção é a melhor estratégia a seguir, e cada vez mais cedo tem que se intervir para evitar o aparecimento da doença.

 
Tendo em conta os pressupostos anteriores, a Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg, assinalou nos 11,12, 14 e 15 de Novembro, o Dia Mundial da Diabetes, com diversas atividades.


 

Dia 11, 14 e 15 - Realização de rastreios dirigidos a toda a comunidade escolar. Avaliação de glicemia, medição da tensão arterial, risco de obesidade, avaliação do risco de desenvolver Diabetes Mellitus que decorreram no Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz e Mourão.
Foram efetuados no total 251 rastreios dos quais foram encaminhados para o seu médico de família, 11 rastreados dos quais 3 jovens adolescentes. Além dos encaminhados foi detetado um grande número de jovens e docentes com médio risco de contrair diabetes aos quais foi feita a devida sensibilização. 
Estes dias são assinalados como “o dia azul”, onde foi pedido a toda a comunidade escolar o uso de uma camisola azul. Tendo-se distribuído pulseiras e laços azuis.


Com o objetivo da consciencialização da importância da prevenção da diabetes, foram feitas molduras com balões de fala alusivos ao tema para a população tirar fotografias, sendo estas publicadas na página da autarquia “Reguengos Convida”.