Comemoração do Dia Mundial do Doente

​No dia 11 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial do Doente.

Este dia foi assinalado no Hospital do Espírito Santo de Évora, com a especial colaboração da Liga de Amigos do HESE, EPE, dos Remédios do Riso e dos 10 alunos do Clube de Voluntariado da Escola Secundária Gabriel Pereira surpreenderam-se os doentes com atividades diferentes que marcaram este dia com um espírito de solidariedade e alegria junto dos nossos utentes.
Os  alunos do Clube de Voluntariado da Escola Secundária Gabriel Pereira elaboraram postais com mensagens alusivas ao Dia Mundial do Doente e entregaram-nos  a todos os doentes internados.
Os ‘Doutores Palhaços’ dos Remédios do Riso percorreram as salas de espera de todo o Hospital animando todos os utentes com cantigas e gargalhadas, fazendo do riso o melhor remédio para todos os doentes.

​Na ULSBA o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa realizou uma Eucaristia na sua Capela.
O Hospital José Joaquim Fernandes recebeu ainda uma animada actuação, realizada por dois alunos da Academia de Música do Baixo Alentejo que tocaram algumas peças com instrumentos de sopro, em diferentes pisos e no hall de entrada do Hospital.

A Unidade de Cuidados Paliativos e a Unidade de Convalescença da ULSNA organizou um evento onde atuaram, a tocar violino, um grupo de crianças do conservatório de Portalegre. Realizou-se também um lanche partilhado com utentes, famílias e toda a equipa.
Também a UCC Nisa desenvolveu uma actividade conjunta com a S. Casa Misericórdia de A. Tejo neste Lar.
O evento pretendeu desenvolver atividades ocupacionais ao utente idoso e no final realizou-se uma ação formativa sobre a problemática do envelhecimento, direcionada à equipa dos Assistentes Operacionais do Lar.
A UCC Monforte no dia 12 de Fevereiro realizou uma ação no âmbito das aulas de saúde realizadas em parceria com a Universidade Sénior de Monforte, com a qual se pretendeu assinalar duas datas - o dia 4 de Fevereiro (Dia mundial de luta contra o cancro) e o dia 11 (Dia do Doente).
Promoveu-se a discussão sobre o testamento vital e sobre o cancro, após o visionamento do filme "Nunca é Tarde".

O voluntariado do Hospital  da ULSLA levou aos doentes uma mensagem de esperança, amor e carinho do Papa Francisco para o XXIII Dia Mundial do Doente.