Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Comemoração do Dia Mundial da Coluna na UCC de Vendas Novas

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, celebrado a 16 de outubro, a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Vendas Novas antecipou as comemorações, e realizou no dia 14, uma atividade de Educação para a Saúde na Escola EB nº1 de Vendas Novas. Esta ação teve início com uma sessão sobre “Posturas no Ambiente de Estudo e Mochilas Escolares” seguindo-se rastreios posturais aos alunos das turmas do 5º ano.

O Dia Mundial da Coluna tem como objetivo alertar para as principais doenças que afetam a coluna, e para as formas de prevenção e tratamento existentes para as diferentes patologias.

As doenças da coluna representam mais de 50 % das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho a nível mundial.

Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna vertebral. As dores nas costas afetam tanto homens como mulheres e geralmente a dor ocorre entre os 25 e os 60 anos. No entanto, a maioria das alterações posturais tem sua origem na infância e na adolescência, fases do crescimento onde existe uma grande variação fisiológica na postura e na mobilidade da coluna vertebral. Atualmente, aproximadamente 12 a 26% das crianças e adolescentes sofrem de dores nas costas.