Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Construção da Unidade de Cuidados Continuados de Serpa decorre em bom ritmo

Construcção da UCCI de Serpa

Decorre em bom ritmo a construção da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da SCM de Serpa, a qual contará com 30 lugares de internamento.

A futura Unidade será integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, terá 15 camas de Média Duração e Reabilitação e 15 camas de Longa Duração e Manutenção e representa um investimento de cerca de 2,9 Milhões de Euros, comparticipados em 750 mil euros pelo Ministério da Saúde, através do Programa Modelar.

O Programa Modelar é um mecanismo de financiamento público, lançado pelo Ministério da Saúde através das Administrações Regionais de Saúde, para a criação ou requalificação de respostas do sector social nos Cuidados Continuados Integrados.

Através deste Programa, estão a ser apoiadas 23 instituições que estão a construir Unidades no Alentejo, num investimento total de mais de 27 Milhões de Euros, comparticipados pela ARS Alentejo com quase 14 Milhões de euros.
Quando esta construção estiver concluída, o concelho de Serpa terá todas as respostas que estão tipificadas para a Rede. De facto, hoje Serpa já tem uma Unidade de Convalescença (18 lugares) e uma Unidade de Cuidados Paliativos (6 lugares), sedeadas no Hospital de S. Paulo e uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados no Centro de Saúde (25 lugares).

Com a criação destes 15 lugares de Média Duração e 15 de Longa Duração, o concelho de Serpa fica com todas as tipologias e poderá responder de forma integral às necessidades que a sua população apresenta.

Recorde-se que a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados começou a ser implementada em Portugal em 2006, constituindo-se como um novo modelo organizacional criado pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social, em parceria com as entidades do sector social e privado, que promove a continuidade de cuidados a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.