Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Conversa online “Todos no sofá…mas cada um no seu”

No dia 7 de maio de 2020 realizou-se a Conversa online “Todos no sofá…mas cada um no seu”, promovida pela Biblioteca Pública de Évora com o tema “Os livros mudam vidas?”, sobre a forma como os livros podem ser utilizados na intervenção em Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários e como são utilizados no ACES Alentejo Central, em Évora.


Será que os livros podem mudar vidas?
Pina Prata dizia “O que vale a pena aprender não pode ser ensinado”, o que o psicólogo precisa de aprender para exercer psicologia é mais do que aquilo que aprende na escola. Precisa de fazer um caminho interior contínuo de autoconhecimento para potenciar a sua capacidade de intervir no que se pretende: a mudança de comportamento em prol do “Bem-estar”, da Promoção da Saúde e da Prevenção da Doença.
Neste caminho o psicólogo procura também o Conforto na relação com o outro e nas técnicas que utiliza. As Histórias e os Livros podem ser excelentes Objetos Flutuantes para abrir caminhos nas relações terapêuticas e encontrar novas significações mais úteis e mais saudáveis.
Que Livros escolher?
Os livros têm histórias, metáforas, imagens…que abordam os dilemas da vida, permitem “sair da história de vida do próprio” e repensar numa outra perspetiva, podem mediar uma relação de encontro terapêutica que promova uma maior Literacia em Saúde.