Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Aconselhamento psicológico

 A linha de aconselhamento psicológico do Centro de Contacto SNS 24 já atendeu mais de 23 mil chamadas desde o início da pandemia por Covid-19.

“A linha de aconselhamento psicológico recebeu já 23.590 chamadas, entre chamadas de profissionais de saúde e de utentes”, afirmou Marta Temido, na passado dia 20 de julho, no decorrer da conferência de imprensa de atualização de informação sobre a pandemia da covid-19.

Desde o dia 01 de abril que o SNS 24 disponibiliza uma linha de aconselhamento psicológico destinada a profissionais de saúde, proteção civil, forças de segurança e população em geral, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental neste período.
Marta Temido reiterou que a Saúde Mental é uma prioridade do Governo, reconhecendo que será uma das áreas em que o impacto da covid-19 poderá ser maior a longo prazo.
O Subdiretor-Geral da Saúde, Diogo Cruz, acrescentou que, além de uma prioridade política, a saúde mental é também uma prioridade das autoridades de saúde.

 


O que é o serviço de aconselhamento psicológico por telefone?
O serviço de aconselhamento psicológico está integrado na linha telefónica do SNS 24, através do 808 24 24 24 e pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde (que se encontrem a prestar cuidados de saúde).

 


Porque foi criado este serviço?
A atual pandemia da COVID-19motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. A necessidade de adaptação à mudança, com o isolamento e afastamento social, coloca a todos os cidadãos sobre uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar. Este serviço pretende dar apoio em várias situações, como por exemplo:
• ansiedade aguda
• fragilidade psicológica
• agravamento da sua doença psicológica

 

 

Quais são os objetivos deste serviço?
Os objetivos deste serviço são:
• gerir emoções (stresse, ansiedade, angústia, medo) em situação de crise
• promover a resiliência psicológica
• diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandemia por COVID-19
• promover o aumento do sentimento de segurança da população e dos profissionais de saúde
• orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade identificada pelo psicólogo

 

 

Quem pode ligar para este serviço?
Este serviço está disponível para todos os cidadãos, quer sejam:
• utentes ou
• profissionais de saúde que se encontram a prestar cuidados de saúde

Qual o número de telefone deste serviço?
O número para onde deve ligar é o do SNS 24 – 808 24 24 24. Depois deve selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico).

 

 

Quando está disponível?
O serviço está disponível 24h/dia, 7 dias por semana.

 


Quem atende a chamada?

Este serviço é realizado por psicólogos clínicos. Estes profissionais de saúde desenvolvem uma abordagem focada na intervenção psicológica no contexto de crise.

 

 

Esta chamada é gravada?
Não. Nenhuma das chamadas telefónicas neste âmbito são gravadas. No início de cada chamada o psicólogo obtém o consentimento informado do utente.

 

 

Que entidades estão envolvidas neste projeto?
O serviço de aconselhamento psicológico resulta de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).