Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Publicada norma sobre blocos operatórios e procedimentos cirúrgicos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta terça-feira, dia 14 de julho, uma norma, dirigida a profissionais de saúde, sobre prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 nos blocos operatórios e procedimentos cirúrgicos.


Entre outras medidas, o documento estabelece que a unidade de saúde deve elaborar um plano que permita operacionalizar a abordagem cirúrgica urgente/emergente do doente suspeito ou confirmado de Covid-19, implementar os seus protocolos internos e providenciar a formação e treino adequado dos profissionais de saúde do bloco operatório.


A norma estabelece, também, que este plano de ação do bloco operatório deve incluir a avaliação de risco do doente, dos processos e estruturas existentes, de forma a garantir, entre outros itens, o bloqueio da cadeia de transmissão da SARS-CoV-2, a proteção dos profissionais de saúde e a redução do risco de contágio de outros doentes e o nível de qualidade e segurança dos cuidados cirúrgicos nomeadamente na prevenção da infeção do local cirúrgico.


O documento emitido pela DGS estabelece a organização dos cuidados cirúrgicos ao doente com infeção por SARS-CoV-2, bem como as estruturas e condições ambientais e a pressão nas salas de cirurgia.
A norma determina ainda as medidas de controlo de infeção relacionadas com a anestesia e a abordagem adequada no pós-operatório.


Relativamente à monitorização e vigilância, o documento refere que “deve estar estabelecido um modo de contabilização de casos de Covid-19, na unidade hospitalar e na região em que se enquadra”.


Para mais informações, consulte:


DGS > Norma nº 014/2020 de 14/07/2020