Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - DGS divulga informação relativamente à retoma de visitas a lares
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou segunda-feira, dia 11 de maio, uma informação que revela que as visitas a Estruturas Residenciais para Idosos e Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados podem ser retomadas a partir de 18 de maio, desde que cumpridos diversos requisitos.

 
De acordo com a informação, as visitas devem ser realizadas com hora previamente marcada e com tempo limitado, não devendo exceder 90 minutos. Devem, ainda, respeitar um número máximo de visitas por dia e por utente, sendo, numa primeira fase, de um visitante por utente, uma vez por semana.

 
A instituição deve organizar um registo de visitantes, por data, hora, nome, contacto e residente visitado, sendo que as pessoas que participam na visita devem manter o cumprimento de todas as medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos.

 
Os visitantes devem utilizar máscara, preferencialmente cirúrgica, durante todo o período de permanência na instituição, e não devem levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos.

 
A visita deve decorrer em espaço próprio, amplo e com condições de arejamento, não devendo ser realizadas visitas na sala de convívio dos utentes ou no próprio quarto, exceto nos casos em que o utente se encontra acamado.

 
Cabe à instituição assegurar o distanciamento físico entre os participantes na visita, mantendo, pelo menos, 2 metros entre as pessoas, e identificando, visivelmente, as distâncias, bem como disponibilizar produtos para higienização das mãos, antes e após o período de visitas.

 
Para saber mais, consulte:

 
​​