Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Forças Armadas apoiam Saúde

As Forças Armadas disponibilizaram 2.300 camas para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em internamentos «não graves» e apoio aos profissionais, na resposta à pandemia de Covid-19.

Segundo o Ministério da Defesa, poderá ser disponibilizado «um total de 2.300 camas em várias unidades militares da sua rede de saúde, no Continente e nas Regiões Autónomas».

Destas, 2.000 podem reforçar a capacidade do SNS em «internamento de infetados não-graves e com evolução favorável» e as restantes 300 camas para apoiar os profissionais de saúde.

Em caso de necessidade, as Forças Armadas poderão disponibilizar algumas camas nos polos de Lisboa e Porto do Hospital das Forças Armadas para «internamento em enfermaria e cuidados intensivos».
Por outro lado, o Laboratório Militar intensificou a produção de gel desinfetante desde fevereiro, «respondendo assim às crescentes solicitações do SNS e das próprias instituições militares».

Testes de despiste do novo coronavírus
Quanto ao Laboratório de Defesa Biológica e Química do Exército, vai começar «esta semana» a realizar testes de despiste do novo coronavírus, com a mesma metodologia utilizada pelo Laboratório de Referência Nacional Doutor Ricardo Jorge, adiantou.

Segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas têm «apoiado hospitais distritais, de Norte a Sul do país, com a instalação e manutenção de tendas de campanha no exterior dessas unidades de saúde, ampliando assim a sua capacidade de triagem e de isolamento de casos suspeitos de infeção».
Sem indicar números e capacidades em concreto, o Ministério da Defesa acrescenta que o «grau de prontidão das Forças Armadas foi aumentado, contando para isso com a mobilização de Fuzileiros e de elementos das Tropas Especiais da Força de Reação Imediata».
Fonte: Lusa​