Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Locais de Culto e Religiosos - DGS divulga orientação com medidas de prevenção e controlo
A Direção-Geral da Saúde divulgou no dia 29 de maio, uma orientação com medidas de prevenção e controlo nos locais de culto e religiosos, que tem como objetivo orientar a adoção de medidas que evitem ou limitem a transmissão por SARS-CoV-2 nestes locais e durante as celebrações de culto.

 
Entre as recomendações a adotar pelas instituições de culto e religiosas, destacam-se a necessidade de terem um plano de contingência interno que contemple os procedimentos a adotar perante um caso suspeito de Covid-19, providenciar sinalização para garantir o distanciamento de, pelo menos, 2 metros entre pessoas, bem como limitar o acesso sem supervisão ao local de culto e o acesso a visitas coletivas.

 
As instituições devem, ainda, disponibilizar um dispensador de solução à base de álcool para as pessoas desinfetarem as mãos, pelo menos, à entrada e à saída do local de culto e em pontos estratégicos, bem como promover o arejamento do local de culto, principalmente antes e depois de uma celebração.

 
Durante a celebração, as instituições devem evitar aglomeração de pessoas, limitando a capacidade máxima do local de modo a garantir o distanciamento recomendado e organizando antecipadamente o número de participantes. Devem, ainda, ser criados e identificados circuitos de circulação.

 
Os cidadãos devem, entre outras medidas, cumprir as orientações de entrada e saída e a marcação dos lugares do local de culto, manter a distância recomendada de 2 metros entre pessoas não-coabitantes e suspender saudações com contacto físico.

 
Para saber mais, consulte: