Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Plano de Vacinação - O agendamento para quem já foi infetado começará em breve
O agendamento para quem já foi infetado começará em breve, revelou o SEAS.

Quem já foi infetado pelo vírus SARS-CoV-2 vai ser, a curto prazo, contemplado no Plano de Vacinação contra a covid-19, revelou hoje o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“Aqueles que já estiveram infetados, ao final de seis meses vão começar a poder ser vacinados e o agendamento começará também em breve. É este o conhecimento e são as normas que vamos respeitar. Com a evolução, se se vierem a verificar novas condições, nomeadamente, ao nível da Agência Europeia do Medicamento, do Centro Europeu para o Controlo de Doenças ou das autoridades nacionais, obviamente adaptaremos o nosso plano de vacinação”, explicou António Lacerda Sales no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) onde decorreu esta tarde a apresentação dos resultados da segunda fase do Inquérito Serológico Nacional Covid-19.

Os resultados da segunda fase do inquérito serológico alertaram para a redução de anticorpos três meses após a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, sugerindo a importância de vacinar as pessoas anteriormente infetadas.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde destacou a necessidade de “continuar a efetuar estudos sero-epidemiológicos, quer após a infeção, quer após a vacinação”, face à “incerteza” que ainda rodeia a doença provocada pela infeção com o vírus SARS-CoV-2.

Para já, a efetividade das vacinas contra a covid-19 em Portugal está a ser monitorizada através de seis estudos coordenados pelo INSA, de acordo com informação adiantada pelo seu presidente, Fernando de Almeida.​

​​​