Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Reforço das respostas do SNS
Governo aprova regime excecional para compensar profissionais por férias não gozadas.

 
“Estamos a tentar todos os dias reforçar as respostas do Serviço Nacional de Saúde, mas não podemos atuar só pela via da oferta de cuidados”, afirmou, no passado dia 21 de novembro, a Ministra da Saúde, acrescentando que é preciso também atuar “no ponto da procura” e para isso é preciso “parar a transmissão da doença”.

 
Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido sublinhou que tem sido feito um esforço de contratação e de melhoria da resposta do Serviço Nacional de Saúde. “Ainda esta semana garantimos que os hospitais recuperavam a autonomia para poder contratar médicos por tempo indeterminado”, exemplificou.

 
Segundo a governante, são contratos sem termo para apoiar sobretudo as especialidades que são essenciais na resposta à covid-19, nomeadamente a Anestesiologia, a Medicina Intensiva, a Pneumologia e a Medicina Interna.

 
Nesta entrevista, a Ministra da Saúde adiantou, ainda, que os profissionais de saúde que não vão poder gozar férias até ao final deste ano devido à pandemia de covid-19 vão ser compensados, no âmbito de um regime excecional aprovado pelo Governo.

 
“Aprovámos um regime excecional que permite que os profissionais de saúde que possam não conseguir gozar as suas férias até ao final deste ano possam ser compensados desse seu esforço”, revelou.

 
A ministra explicou que os profissionais podem optar, em 2021, por uma compensação financeira: “por cada cinco dias de férias não gozados, além do direito a esses dias, terem o pagamento de um dia adicional de férias”.

 
“Dar a melhor resposta possível”

 
Para Marta Temido, a evolução da pandemia não vai ser igual em todas as regiões do país. “A situação mantém-se grave e temos de estar preparados para que nos próximos dias, na próxima semana, no próximo fim de semana, nas primeiras semanas de dezembro a situação seja ainda muito complexa, sobretudo na região Norte do país”, alertou.

 
Apesar da situação, a Ministra assegurou que todos os recursos estão mobilizados para “dar a melhor resposta possível”.

 

 

 
Fonte: ​SNS​