Covid-19 - Tratamento do Doente Crítico

Portugal envia equipas médicas para dar formação em Cabo Verde.

O Governo vai enviar duas equipas de profissionais de saúde para Cabo Verde, entre os dias 4 e 11 de junho, para complementarem presencialmente a formação relativa à Abordagem e Tratamento do Doente Crítico Covid-19.

Cada equipa é composta por uma médica e uma enfermeira com experiência em cuidados intensivos, e as formações terão lugar, simultaneamente, no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e no Hospital Dr. Baptista de Sousa, no Mindelo.

A formação deverá abranger 10 médicos e 22 enfermeiros e componente presencial, que terá a duração de 48 horas, foi antecedida por uma teórica ministrada «online».

Gestão e organização de circuitos, avaliação de doentes críticos, práticas de ventilação mecânica, oxigenioterapia e transporte de doentes críticos serão algumas das componentes da formação.

A operacionalização da iniciativa resulta da assinatura de um Acordo de Parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e o Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde.

A ação de formação integra o Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

As novas equipas chegam a Cabo Verde depois de, em maio, médicos e enfermeiros portugueses terem estado no país no âmbito de uma missão do Instituto Nacional de Emergência Médica para apoiar as autoridades de saúde cabo-verdianas no combate à pandemia.

Consulte:

Portal do Governo > Notícia​