Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Vacinação nos Lares
DGS garante que o processo vai seguir “critérios transparentes”

O processo de vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos vai seguir “critérios transparentes” e as pessoas não terão de esperar muito tempo. A garantia foi dada hoje pela Diretora-Geral da Saúde na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia em Portugal, de dia 29 de dezembro.

“Para cada grupo considerado importante, como os residentes dos lares, o espaço de vacinação não vai ser muito grande: uns são vacinados numa semana, outros na semana a seguir”, afirmou Graça Freitas.

Em relação aos critérios de seleção dos utentes dos estabelecimentos residenciais para idosos para receberem a vacina nesta primeira fase, Graça Freitas lembrou que a ‘task-force’ constituída pelo Governo para coordenar a vacinação está a analisar os critérios e indicou que a legalidade desses espaços não vai afetar o processo e será “tratado da mesma maneira” pelas autoridades de saúde.

“Quanto aos critérios, podemos usar mais do que um critério; por exemplo, o critério de lares que estejam localizados em concelhos de alta incidência – em que a probabilidade de haver penetração do vírus no lar e originar um surto é maior; um outro critério é o tamanho e a densidade populacional do lar – que poderá ter implicações maiores se tiver um surto; e o critério dos lares que tiverem surtos ativos, que não vão ser vacinados em pleno surto”, exemplificou.


Para saber mais, consulte: 


Facebook SNS > Covid-19 |​ Conferência de Imprensa DGS ​