Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19-Plano de desconfinamento
Portugal avançou para a terceira fase de desconfinamento.

A terceira fase do Plano de desconfinamento avançou na segunda-feira, dia 19 de abril, com o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e do superior.

No entanto, há 10 concelhos que não seguem nesta terceira etapa do desconfinamento. 

A decisão da generalidade do país avançar para a próxima fase do processo de desconfinamento foi anunciada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, após o último Conselho de Ministros, que analisou a evolução da pandemia da Covid-19 nas últimas duas semanas.


Principais medidas em vigor a partir de 19 de abril:

Ensino secundário


Ensino superior


Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos


Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação


Todas as lojas e centros comerciais


Restaurantes, cafés e pastelarias (max 4 pessoas ou 6, por mesa, em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim-de-semana e feriados


Modalidades desportivas de médio risco
Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo


Eventos exteriores com diminuição de lotação


Casamentos e batizados com 25% de lotação


O plano de desconfinamento do Governo prevê quatro fases, três já implementadas, estando a próxima prevista 3 de maio, cuja aplicação prática está, todavia, dependente da evolução dos contágios e do número de novos casos de Covid-19.


Para saber mais, consulte:


Estamos on >​ ​ Plano de Desconfinamento: Datas e Regras Gerais

​​​​