Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Crónicas de Rádio Voz à Saúde – UCC de Grândola assinala 9º Aniversário da UMSAS

Sabia que no dia 8 de abril assinala-se o 9º Aniversário da Unidade Móvel de Saúde e Apoio Social de Grândola? Este Projeto nasceu em 2013. É uma Parceria entre o Município de Grândola e a ULSLA.


Crónicas de Rádio Voz à Saúde - 9º Aniversário da Unidade Móvel de Saúde​


Os profissionais que trabalham nesta Unidade Móvel são enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade “Serra e Mar” de Grândola e assistente social e duas psicólogas do Município.

Este Projeto surgiu após a identificação das necessidades da população em matéria de saúde e apoio psicossocial, tendo em conta as caraterísticas geodemograficas do Concelho tais como: o envelhecimento e a baixa densidade da população, a longa distancia entre as freguesias e a sede do concelho e a rede de transportes insuficiente.

Estes fatores originam problemas no acesso aos serviços, pelo que a UMSAS, enquanto meio que permite a prestação de cuidados de proximidade, é um recurso de excelência.

Como necessidade de saúde considerámos a crescente preocupação com a Doença Mental e o sofrimento que causa a nível individual, familiar e comunitário. Os utentes com doença mental e suas famílias constituem grupos especialmente vulneráveis, sendo necessário um maior apoio a nível individual e familiar.

Atualmente, a UMSAS de Grândola integra dois projetos:

Projeto ‘Mais Perto’ que visa contribuir para melhoria da acessibilidade dos utentes idosos isolados aos cuidados de saúde e apoio psicossocial, nomeadamente, apoios na doença crónica e situação social.

Projeto ‘Consigo’ que visa contribuir para a promoção da saúde mental e qualidade de vida das pessoas com doença mental e seus familiares.

A UMSAS colabora ainda nas comemorações de Dias Mundiais e outros eventos comunitários com o objetivo de promover a saúde da população e a proximidade dos cidadãos aos cuidados de saúde.

Agora devem estar a pensar em como referenciar os utentes para os nossos projetos?

É fácil!

– Podem entrar em contacto com os enfermeiros ou a assistente social responsável pelos projetos, no Centro de Saúde de Grândola e no Município, respetivamente.

Já sabe! Entre em contacto connosco! Ajude a ajudar!​​





​​​​​​​​