Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Campanha de Sensibilização sobre Cuidados com o Sol e Cancro da Pele - Sinais de Alerta

Dando continuidade ao trabalho de anos anteriores, entre os dias 29 de junho e 29 de julho de 2016, esclareceram-se e incentivaram-se os participantes à adoção de comportamentos saudáveis nestas matérias, em diversas praias e localidades do concelho de Grândola, que possui uma extensão de costa de mais de 45 km.
O principal objetivo foi alertar a população, sobretudo os mais jovens e idosos, para a responsabilidade individual nos cuidados a ter com o sol.
O uso de chapéu de abas largas, de roupas frescas, de protetor solar com fator de proteção superior a 30 e a sua aplicação repetida ao longo do dia, a hidratação, a não exposição ao sol entre as 11 e as 17 horas e a identificação de sinais cutâneos de alerta, foram as recomendações principais facultadas e repetidas a todos os participantes nesta campanha.
Com as atividades lúdico-pedagógicas de grupo, dirigidas aos mais novos, “Jogos alusivos à hora do sol saudável”, abrangeu-se cerca de 186 crianças/jovens.
Ainda que o sol seja essencial ao nosso bem- estar, principalmente por favorecer a produção de vitamina D e o desenvolvimento ósseo, quando em excesso, ou mal utilizado, pode ter consequências nocivas como as queimaduras e o cancro da pele.
Segundo a LPCC, a incidência dos vários tipos de cancro da pele tem vindo a aumentar em todo o mundo, estimando-se que em Portugal, em 2016, serão diagnosticados mais de 12.000 novos casos e cerca de 1.000 serão novos casos de melanoma. Sendo geralmente causado por exposição excessiva aos raios ultravioleta e, podendo afetar qualquer idade, o cancro da pele é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Desde que atempadamente diagnosticado e tratado convenientemente, é curável na maioria dos casos.
Foi assim que esta Campanha se assumiu como fundamental no reforço do conhecimento público sobre sintomas e deteção precoce do cancro de pele, junto dos mais velhos. Dessa forma, houve adesão à proposta da LPCC, utilizando o slogan:
 


Há quanto tempo não vê as suas costas?


As costas são uma região que pouco se vê e que mesmo ao espelho, não se vê nitidamente; daí a importância de ficar mais atento aos sinais desta zona corporal, sem esquecer outras zonas escondidas como o couro cabeludo, ou as plantas dos pés. Salientou-se que ainda que a maioria das manchas pigmentadas da pele sejam benignas, qualquer modificação do seu aspeto (assimetria, bordo, cor, diâmetro e evolução/elevação), pode ser um alerta para um tumor maligno.
Sendo a deteção precoce de alterações nos sinais fundamental para um prognóstico favorável, todas as situações suspeitas foram devidamente encaminhadas para melhor esclarecimento.
Com esta atividade de grupo, dirigida aos mais velhos, “Há quanto tempo não vê as suas costas”, abrangeu-se 179 pessoas.
Nas deslocações às praias, visando os veraneantes em geral, foi facultada informação sobre a temática, a 124 pessoas.
A parceria com a LPCC foi fundamental, permitindo agregar nesta iniciativa de promoção da saúde, o estímulo à adoção de comportamentos saudáveis ligados à exposição solar e ao diagnóstico precoce de nevus/sinais.
Desta forma espera-se ter dado um contributo importante à promoção da literacia em saúde na nossa comunidade, fundamental à promoção da mesma.