Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Curso "Acreditação em saúde/programa nacional de acreditação em saúde

Nos dias 24 e 25 de novembro, realizou-se no Auditório do Hospital Litoral do Alentejano o curso “Acreditação em Saúde/Programa Nacional de Acreditação em Saúde”.

Realizado no âmbito da candidatura ao abrigo do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego do Quadro Comunitário Portugal 2020, este curso teve como destinatários os responsáveis de serviço, elementos da Comissão de Qualidade da Saúde e Eixos estratégicos.

A formação esteve a cargo da Enf.ª Maria José Branquinho - Enfermeira do Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde na Divisão de Certificação e Avaliação da Qualidade, e teve comoobjetivos o capacitar os formandos para dinamizar/participar ativamente no processo de certificação dos serviços/unidades funcionais que integram e ser capaz de participar nas várias fazes do processo de acreditação _Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia (ACSA) e utilizar a Plataforma @Qredita de forma correta.

A qualidade em saúde caracteriza-se pela capacidade em realizar intervenções de forma correta de acordo com padrões e procedimentos pré-estabelecidos, com o objetivo de satisfazer as pessoas que recorrem ao sistema de saúde, maximizando os resultados, não gerando risco desnecessários e com efetividade de recursos.

A adoção de um modelo nacional de certificação de Unidades de Saúde têm como objetivo favorecer e impulsionar a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados ao cidadão no Serviço Nacional de Saúde.

O Modelo de acreditação ACSA, aprovado pelo Ministério da Saúde, foi adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde por ser um modelo consolidado e reconhecido.