Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS - Pós-pandemia : “a população vai ser cada vez mais interveniente”
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, considera que uma das consequências da pandemia é uma mudança na atitude dos portugueses. “A população cada vez vai ser mais interveniente e nós vamos deixar de dizer que é obrigatório usar mascara para passar a dizer que é fortemente recomendado”, afirmou, numa Aula Aberta organizada no âmbito do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – NOVA. 

Recordando os desafios e momentos mais difíceis dos últimos dois anos, a responsável demonstrou-se, contudo, otimista, afirmando que a pandemia apresenta agora uma tendência decrescente, com uma redução no número de infeções e de óbitos, existindo, por isso, “uma expectativa positiva” de que o panorama assim se mantenha. 

“Todos os vírus que invadiram o planeta e a espécie humana ou desapareceram, como foi o caso do SARS1, ou, se não desapareceram, adaptaram-se e tornaram-se resilientes”, explicou. 

Graça Freitas não deixou, contudo, de alertar que a pandemia estará ativa até o seu fim ser decretado pela Organização Mundial da Saúde, salientando que ainda não estão reunidos todos os critérios para que o vírus SARS-CoV-2 possa ser considerado endémico. Por um lado, ainda se verifica alguma instabilidade, com o aparecimento de novas variantes e, por outro, o vírus ainda não é completamente previsível. Para além disso, continua a circular sem um caráter de sazonalidade exclusivo. 

Quanto à meta para o levantamento das restrições de combate à pandemia em Portugal, Graça Freitas esclareceu que há indicadores que devem sempre ser tidos em conta e, se necessário, reavaliados, como a transmissibilidade, incidência, prevalência e impacto da COVID-19 nos serviços. 

Numa altura em que a curva da pandemia é descendente, a Diretora-Geral da Saúde elencou também algumas medidas que contribuíram para este sucesso, designadamente a grande cobertura vacinal. 



Fonte DGS​​