Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS - Coronavírus - Atualização sobre surto de pneumonia por novo Coronavírus na China
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a acompanhar a evolução do surto de pneumonia por novo Coronavírus, referindo que o surto continua em investigação para melhor caracterização da situação, com pesquisa ativa de casos e vigilância de contactos para identificação de novos casos.
De acordo com o comunicado da DGS, divulgado a 21 de janeiro, todos os casos reportados fora de Wuhan (China) referem ligação a esta cidade e a maioria dos casos está epidemiologicamente associada a um mercado específico de alimentos e animais vivos (peixe, mariscos e aves) em Wuhan (Wuhan’s Huanan Seafood Wholesale Market) que foi, entretanto, limpo e encerrado ao público a 1 de janeiro de 2020.

 
Mais, informa a DGS, “da investigação em curso não há evidência, até à data, de transmissão sustentável pessoa-a-pessoa” e é “baixa a probabilidade de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE)”, segundo o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC).

 
De acordo com a informação disponibilizada pelo ECDC, de 21 de janeiro de 2020, desde 31 de dezembro, foram confirmados laboratorialmente 295 casos de infeção pelo novo coronavírus (2019-nCoV):
China:
270 casos em Wuhan, incluindo 4 óbitos;
15 casos confirmados em profissionais de saúde;
14 casos na província de Guangdong;
5casos na província de Beijing;
2 casos em Shangai.
Tailândia: 2 casos;
Japão: 1 caso;
Coreia do Sul: 1 caso.

 
Neste sentido, a DGS reforça as recomendações previamente emitidas para os viajantes com destino para a cidade de Wuhan e ainda Beijing, Guangdonge Shanghai, na China:
Evitar contato próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas;
Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
Evitar o contacto com animais;
Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Se os viajantes com estadia em Wuhan apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deverão procurar atendimento médico, informando-o sobre a sua história de viagem.
Poderão ainda ligar 808 24 24 24 (SNS24) para esclarecimento de questões.
A DGS mantém-se em contacto com uma comissão de peritos, composta por representantes da DGS, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) irá reunir hoje, dia 22 de janeiro, o Comité de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional.

 
Para saber mais, consulte:

 

 
​​