Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS assinala Dia Internacional da Não-Violência
No dia 8 de março, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza para as questões de igualdade e de género, alinhada com a campanha mundial da Organização das Nações Unidas, que este ano tem como tema “Igualdade de género hoje, para um amanhã mais sustentável”. 

Dados recentes mostram a associação entre género, equidade social e mudança climática, reconhecendo-se que a igualdade de género é essencial para um futuro sustentável e igualitário. 

Mulheres e meninas sofrem os maiores impactos da crise climática, que amplificam as desigualdades de género existentes e colocam em risco a vida e os meios de subsistência das mulheres. À medida que carregam o peso dos impactos climáticos, também elas são essenciais para liderar e impulsionar mudanças na adaptação, mitigação e respostas às soluções climáticas.  

O tema da igualdade de género assume igualmente especial relevância no atual contexto de crise humanitária, onde mulheres e crianças devem ser especialmente protegidas. Alerta-se para os fluxos de população refugiada, enquanto contextos de risco para eventuais situações relacionadas com todos os tipos de violência de género, incluindo tráfico de seres humanos.  


Mais informações: 





​​​​​