Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS está a preparar norma de orientação para prevenção de quedas de doentes em hospitais


Os hospitais portugueses registaram, nos últimos dois anos, uma média anual de oito mil quedas de doentes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), que apontam para uma redução dos números relativamente a 2016.


O Diretor dos Serviços de Qualidade da DGS, Valter Fonseca, explicou que a «prioridade dada à questão da segurança do doente é inegável» e sublinhou que a DGS está a elaborar uma norma de orientação para prevenção de quedas nos hospitais portugueses, que deverá conter medidas e sugestões concretas.
Valter Fonseca indicou que as estimativas mundiais da Organização Mundial da Saúde apontam para que um em cada 10 doentes internados sofram incidentes adversos – como quedas, por exemplo –, sendo que cerca de metade desses incidentes poderia ser evitado.


Os últimos dados de 2017 e 2018 apontam para uma estabilização do número de quedas dos doentes nos hospitais, com uma média anual de oito mil casos notificados. Em 2016 os dados rondavam os nove mil. Os números não permitem aferir os contextos concretos em que ocorreram as quedas nas unidades hospitalares, referiu o dirigente.
O Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015/2020 determina como objetivo que 95% das unidades de saúde tenham práticas de prevenção e redução de quedas. Segundo o responsável da DGS, atualmente há cerca de 45 unidades com planos internos para a prevenção de quedas.
Outro dos objetivos traçados no Plano era reduzir o número de quedas nas instituições do Serviço Nacional de Saúde ou convencionadas, 50% em cada ano face ao anterior.

Valter Fonseca salientou que o Plano está ainda na fase final da sua implementação, uma vez que se prolonga durante 2020, sendo que só nessa altura deverá ser feita uma avaliação.


Fonte: LUSA


Para saber mais, consulte:
Direção-Geral da Saúde > https://www.dgs.pt/