Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS participa em projeto da UE para melhorar os cuidados às pessoas com Diabetes tipo 2

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, participa no projeto europeu “Care4Diabetes”, que tem como objetivo promover a adoção de estilos de vida saudáveis pelas pessoas com Diabetes, tornando-as centrais na gestão da sua própria doença.

Este projeto envolve um total de 30 parceiros de doze países - Bélgica, Bulgária, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Malta, Polónia e Portugal -, terá uma duração de três anos e um orçamento de quatro milhões de euros (80% cobertos pela Comissão Europeia). O “Care4Diabetes” procura implementar na União Europeia a “Reverse Diabetes2Now”, uma boa prática desenvolvida durante uma década pela ONG holandesa Voeding Leef.

Numa primeira fase, os profissionais de enfermagem, de medicina geral e familiar, nutrição e psicologia, com formação específica na área da Diabetes, vão trabalhar intensivamente durante seis meses com pessoas com Diabetes, as quais serão acompanhadas durante seis meses adicionais para avaliação dos resultados.

Em Portugal, sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, colaborarão na implementação deste projeto quatro instituições do SNS: o ACES do Estuário do Tejo, na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo; o ACES do Sotavento, na região de saúde do Algarve; o Centro Hospitalar Universitário do Porto, na região de Saúde do Norte; e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, na região de saúde do Alentejo. Além destas, participará também a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, como entidade afiliada do projeto.

Na primeira reunião com todos os parceiros, o Ministro da Saúde Regional do Principado das Astúrias, Pablo Fernández Muñiz, que lidera o projeto, destacou a força destes projetos europeus porque “agregam o conhecimento e a experiência de entidades de diferentes países, todas com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.


Fonte DGS