DGS publica Orientação sobre cuidados de saúde durante o trabalho de parto
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou a Orientação 002/2023, de 10 de maio de 2023, relativa aos cuidados de saúde durante o trabalho de parto.

A matéria desta orientação foi proposta da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, com o intuito de:

- uniformizar os cuidados de saúde hospitalares durante o trabalho de parto (TP);

- clarificar o papel dos vários profissionais de saúde intervenientes no TP;

- identificar tarefas, autonomias e responsabilidades, promovendo a partilha de um modelo de cuidados comum que favoreça o verdadeiro trabalho de equipa, a segurança e a qualidade dos cuidados prestados durante o TP.

Os principais objetivos a atingir são a promoção de cuidados de saúde de qualidade, com foco principal na segurança materno-fetal, bem como numa experiência positiva no parto para a grávida e para a família.

Os cuidados de saúde durante o trabalho de parto (TP) devem ser assegurados por uma equipa multidisciplinar, com uma clara definição de atividades, tarefas e responsabilidades dos diferentes intervenientes, tendo em conta as competências legalmente estabelecidas, de acordo com os riscos de saúde individuais de cada parturiente e a necessidade de resposta a cada momento.

A avaliação da implementação da presente Orientação deve ser contínua e executada através das Direções Clínicas Hospitalares e das Direções dos Serviços de Obstetrícia e Ginecologia.

Consulte a Orientação aqui.​