Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS realça colaboração de profissionais do HESE em curso internacional
No âmbito da colaboração entre a Direção-Geral da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Global Outbreak Alert and Response Network (GOARN) decorreu, em Portugal, até ao dia 15 de julho de 2017, a formação internacional sobre “resposta a surtos” – GOARN Outbreak Response Training. A formação decorreu em Lisboa e em Évora, e envolveu vinte e quatro profissionais de saúde de diversos países de todo o mundo, com o objetivo de adquirirem competências para destacamentos em missões OMS/GOARN para resposta a surtos internacionais. A GOARN é uma rede coordenada pela OMS para resposta a surtos internacionais
 
Após a conclusão do curso, o Diretor Geral da Saúde, Dr Francisco George, Diretor da Direção Geral de Saúde, salientou que indiscutivelmente, a colaboração do Hospital Espírito Santo de Évora foi um fator determinante para o sucesso desta iniciativa. A disponibilidade, flexibilidade e apoio do Dr. Luís Guilherme, Diretor do Serviço de Urgência e da Dr.ª Isabel Medeiros, Diretora do Serviço de Gastroenterologia, revelaram-se primordiais para, no último instante, se proceder à utilização das salas e espaços a utilizar nos cenários de simulação da formação. Foi muito importante esta colaboração e a disponibilidade manifestada para eventuais futuras iniciativas internacionais.
O Conselho de Administração congratulou também os envolvidos e realçou o excelente trabalho dos profissionais do HESE.

A organização e realização do curso teve a colaboração, para além do HESE, da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Ricardo Jorge, da Administração Regional de Saúde do Alentejo e respetivo Departamento de Saúde Pública e Planeamento e ainda da Universidade de Évora – Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. No curso participaram como formandos portugueses três médicos de Saúde Pública.