Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DGS reforça importância da promoção de relações saudáveis junto das populações mais jovens

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, sensibiliza-se os/as mais jovens e toda a comunidade para a importância da promoção das relações saudáveis e o impacto negativo na saúde de relações desiguais e tóxicas em contextos de namoro.


De acordo com o Estudo Nacional sobre Violência no Namoro 2020, promovido pela UMAR, 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.


Nas intervenções de saúde junto de jovens e famílias, deve ser dada particular relevância à deteção precoce de sinais de risco de violência nas relações amorosas, incluindo a exercida através das redes sociais. A interrupção dos ciclos de violência junto das populações mais jovens afigura-se como uma prioridade na prevenção da violência no namoro, como forma de acautelar a evolução para situações de violência doméstica na conjugalidade, impacto nos futuros papéis parentais e até potenciais situações de homicídio.


Por forma a capacitar os/as adolescentes no reconhecimento de relações saudáveis vs. relações violentas no namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica e online, reforça-se a divulgação da infografia #namorosaudavel #namorarsemviolencia, bem como do E-book Emoções, Relações e Complicações.


Para apoio, divulga-se a Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco - Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares, bem como Guia de Recursos na área da Violência Doméstica.



Mais informações:

Documentação Técnica Violência – SNS